Aulas pf
I. II. III. I. II. III. IV. V.
Definição; As Características da Correspondência Oficial; Impessoalidade. Continuação de Impessoalidade; Uso do Padrão Culto da Linguagem; Clareza; Concisão; Formalidade E Uniformidade.
2º Bloco
3º Bloco
I. II.
Os Vocativos e Pronomes de Tratamento Mais Utilizados; Os Fechos Adequados Para Cada Correspondência.
4º Bloco
I. II. III. IV. V.
Normas Gerais de Elaboração para Documentos Oficiais; Destaques; Siglas e Acrônimos; Enumerações; Grafia de Numerais.
5º Bloco
I.
Exercícios Relativos ao Encontro.
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.
I.
DEFINIÇÃO
A redação oficial é o meio pelo qual se estabelecem as relações de serviço na administração pública. Para que haja eficiência nas comunicações desse caráter, faz-se necessário observar algumas regras padronizadas pela tradição. Muito contrariamente ao que se diz, a redação oficial está longe de ser algo embotado, em descontinuidade com a língua e desvinculada do processo vivo da linguagem. O rigor adotado pela estrutura e pelas formas de tratamento da redação de expediente serve para garantir que não ocorram ambiguidades, ruídos comunicativos e outros problemas que, a longo prazo, poderiam prejudicar as relações de serviço na administração pública. Em nosso programa de estudo, focalizaremos, na primeira parte, as características da correspondência oficial para que se possa entender como o texto deve ser escrito e estruturado, bem como os vocativos, pronomes de tratamento e fechos correspondentes às autoridades que redigem e recebem as comunicações. O propósito da presente divisão é em razão de, estatisticamente, a maior parte das questões de concurso público relacionadas ao tema de redação de expediente visarem