aulas de português 9 ano
Análise de textos
Páginas
* Início
* 100 dicas
* Glossário
* Privacidade
* Parcerias
* Sobre o blog
Mostrando postagens mais recentes com o marcador Avaliações prontas de Língua Portuguesa. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando postagens mais recentes com o marcador Avaliações prontas de Língua Portuguesa. Mostrar postagens mais antigas
Avaliação pronta para Ensino Médio
Você, meu amigo professor, quer um exercício para aplicar em seus alunos e verificar como anda o aprendizado? Essa é sua chance de verificar isso e reformular seu projeto e planos de aula. Esta é uma prova que apliquei numa turma de EJA, 2º EM.
exercicios_portugues_gabarito (214)
PELES DE SAPOS
Em 1970 e 1971, houve, no Nordeste brasileiro, uma enorme procura por sapos, que eram caçados para que suas peles fossem exportadas para os Estados Unidos. Lá elas eram usadas para fazer bolsas, cintos e sapatos. Isso levou a uma drástica diminuição da 5 população de sapos nessa região.
O sapo se alimenta de vários insetos, principalmente mariposas, grilos e besouros. É um animal voraz, isto é, comilão. Quando adulto chega a comer trezentos besouros por dia.
Sem os sapos, seus inimigos naturais, as mariposas, os 10 besouros e os grilos, proliferaram de maneira assustadora.
Esses insetos invadiram as cidades. Mariposas e besouros concentraram-se em torno dos postes de iluminação pública e também entraram nas casas, causando grandes transtornos. Os grilos, com seu cricri, não deixavam as pessoas dormirem.
Em maio de 1972, na cidade de lati, em Pernambuco, a população, em uma espécie de mutirão, varreu ruas e calçadas, amontoando principalmente besouros, e também mariposas e grilos mortos, para serem levados por caminhões de lixo. Em apenas três dias encheram-se mais de oitenta caminhões com esses bichos!
O governo proibiu a caça de sapos e passou a fiscalizar a exportação de suas peles.
1) O título do texto, Peles de sapos,