Aulas de historia e suas vertentes
Durante o período regencial do Brasil, houve muita turbulência de movimentos que eclodiram pelo país.Alguns desses movimentos tiveram a participação popular, como no caso a cabanagem. Outros não tiveram a participação maciça do povo, mas de classes descontentes, por motivos diversos e pessoais. Um desses movimentos, ficou marcado na história. Aconteceu durante os anos de 1837 e 1838. O movimento, dentre os vários, que ocorreram na Bahia, foi liderado por um médico chamado Francisco Sabino Alvares da Rocha Vieira. Por isso essa revolta ficou conhecida como a revolta da Sabinada.
Sabinada, uma revolta promovida por escravos.
A Sabinada foi um movimento de classes sociais, mais precisamente de militares e da classe média, por melhores salários e reivindicações de seus interesses, tomou força e caracterizou como um movimento separatista.
O movimento embora separatista, criado em solo Bahiano, tinha o objetivo de ser transitório, duraria enquanto durasse o período regencial até que D. Pedro II assumisse o trono. Em remos sociais, prometia libertar todos os escravos que apoiassem o governo
Os revoltosos, reunindo todas as suas forças, inclusive a participação dos militares da Fortaleza de São Pedro. tomaram o governo da Bahia, obrigando o Governador Francisco de Souza Paraizo a abandonar o cargo em seguida proclamaram a Republica Baiana.
O governo regencial rapidamente nomeou um novo governador, organizou as suas forças militares e partiu para o ataque bloqueando todas as saídas marítimas da Bahia, para logo a seguir iniciar os combates terrestres. Durantes os dias 13, 14 e 15 de março de 1838, o governo central conseguiu dominar os revoltosos em Salvador.
O fato que mais marcou esse movimento, foi o fato de que o governo regencial, em reação rápida, dominou os revoltossos e permitiu que suas forças militares usassem de extrema crueldade contra os dominados. Casas foram incendiadas, sem o mínimo de compaixão com seus ocupantes e os integrantes do