AULAS DE ANTROPOLOGIA GERAL E JURIDICA 1
Conceito de Antropologia
É o estudo do homem, como ser biológico e social/cultural.
A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Sendo que cada uma destas abrigou diversas correntes de pensamento.
Para nós, operadores do Direito, interessa o estudo da Antropologia Cultural.
Conceito de Antropologia Cultural
É o conjunto de teorias que busca explicar, compreender ou interpretar as mais diversas práticas dos homens e mulheres em sociedade.
A Antropologia Cultural é a ciência centrada no estudo do homem e de suas realizações no espaço histórico e no eixo do tempo, focado em seus feitos sociais e culturais.
A Antropologia Cultural é a ciência humana e social que busca conhecer a diferença, sendo assim, estudá-la pode nos fazer compreender que, longe de haver somente uma formação cultural que dê sentido às ações dos homens, toda e qualquer cultura é coerente e depende do outro para sobreviver. Ou seja, a nossa cultura e sociedade não são as únicas, nem as mais verdadeiras, originais e autênticas, portanto, a Antropologia nos ensina que todo e qualquer esquema cultural é apenas mais um, dentro dos inúmeros outros, que também coabitam o mundo juntamente conosco.
Importante destacar que embora existam diversas teorias antropológicas, um traço lhes é característico: baseiam-se em estudos de campo, em que o antropólogo busca conviver com as populações locais e aprender seus hábitos, valores, crenças, relações de parentesco e outras dimensões da vida social.
Evolução histórica
Antiguidade Clássica
- Heródoto (“pai da História”) que escrevia o que via nos povos bárbaros (assim chamados por não serem gregos). Narrava-os como inferiores, pois tinham costumes diferentes – é a inclusão pela exclusão.
- Os gregos deixaram inúmeros registros e relatos acerca de culturas diferentes das suas, assim como os chineses e os romanos.
- Dentre os romanos, destacou-se Tácito que analisou a vida