aula16
Educação
ARANHA. MARIA LÚCIA ARRUDA. HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA GERAL E NO BRASIL.
Formada em Filosofia na Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo (PUC-SP). Lecionou para o Ensino
Médio em escolas da rede pública e particular, até se aposentar. O que é educação?
Educação é o processo pelo qual qualquer indivíduo adquire conhecimento. Seja ele formal, informal e apreendido em qualquer lugar. Cuidado!!!
Educação é diferente de escolarização.
Escolarização é o processo no qual se adquire educação forma, cognitiva ou sistemática por meio da instituição escolar, através de profissionais dotados da Teoria do conhecimento (pedagogia).
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Constituição Federal de 1988.
Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Lei n 9399/1996.
1. Sociedades Tribais: A Educação Difusa.
Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e nas cerimônias dos rituais. As crianças aprendem "para a vida e por meio da vida", sem que alguém esteja especialmente destinado a tarefa de ensinar.
2. Antguidade Oriental: A Educação Tradicionalista.
Nas sociedades orientais, a população, composta por lavradores, comerciantes e artesãos, não tem direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante. A princípio o conhecimento da escrita é bastante restrito, devido ao seu caráter sagrado e esotérico. Tem início, então, o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários. A grande massa é excluída da escola e