Aula16 CHS

1052 palavras 5 páginas
FBV - FACULDADE BOA VIAGEM / DEVRY

As Artes, a Cultura de Massa e a Indústria
Cultural
Prof. Diogo Henrique Helal
Ciências Humanas e Sociais
Transparência nº 01

FBV - FACULDADE BOA VIAGEM / DEVRY

O Universo das Artes
- Artista  cultura de massa ou cultura do espetáculo.
- Obra de arte  cultura erudita ou cultura de elite.
- A experiência diante de uma obra de arte.
- Arte e artesanato: ambos são trabalhos feitos por uma única pessoa; porém constata-se a maior complexidade e variedade de procedimentos e materiais empregados pelo artista quando comparado com o artesão. Ainda, a obra de arte é rara/única.
- Arte e antiguidade: obras de arte foram realizadas no passado.
- O acesso às artes: restrito; acesso indireto, via mídia. A sociedade industrial desenvolveu recursos técnicos para multiplicar a arte.
Transparência nº 02

FBV - FACULDADE BOA VIAGEM / DEVRY

O Universo das Artes
- A transmissão e a reprodução das obras de arte possui duas caras: numa delas, democratiza o acesso à arte; na outra, submete as artes a um mercado novo, criado pela chamada indústria cultural.
- O ponto de vista do artista: a obra de arte fixa e torna acessível o mundo em que vivemos e que percebemos sem nos darmos conta dele e de nós mesmos nele.
- O que há de espantoso nas artes é que elas desvendam ou descobrem o mundo recriando-o de outra maneira e em outra dimensão.

Transparência nº 03

FBV - FACULDADE BOA VIAGEM / DEVRY

O Universo das Artes
- O que chamamos de belas-artes nasceu há milênios no interior dos cultos religiosos. Os primeiros objetos artísticos eram objetos mágicos.
- O artista era um mago. Para que a autonomia das artes viesse a acontecer foi preciso que o modo de produção capitalista dessacralizasse o mundo e laicizasse toda a cultura.
- Isso significou, porém, que, livres do poder religioso e do poder político, os artistas de viram a braços com o poder econômico.
- Do valor de culto ao valor de mercado.
- Distinção entre artes da utilidade e artes da beleza:

Relacionados

  • Coleção
    24649 palavras | 99 páginas