aula10
Universidade do Contestado – UnC/Mafra
Curso Sistemas de Informação
Prof. Carlos Guerber
ENFOQUE SISTÊMICO NAS ORGANIZAÇÕES
1 Visão Sistêmica das Organizações
Como toda Organização é, a princípio, um Sistema (segundo a Teoria Geral dos Sistemas), então deve haver 4 itens principais: um conjunto de elementos ou subsistemas, relações entre estes elementos, um objetivo comum e um meioambiente.
1.1 Os elementos da organização
Os elementos são os recursos da Organização e podem ser classificados em
:
- recursos financeiros;
- recursos materiais;
- recursos energéticos;
- recursos humanos; e
- recursos de informação.
Cada um destes tipos de recursos passa obrigatoriamente por um ciclo de vida com as seguintes fases: aquisição, uso e perda/disseminação. Somam-se ainda duas outras fases: planejamento e controle (planejar significa traçar um caminho para ser seguido e controle tem a ver com a verificação se este caminho está sendo seguido corretamente).
A Informação é o único recurso que não se perde com o uso ou com a disseminação. A informação só se perde quando se torna obsoleta.
Podemos dizer que os recursos mais importantes são a informação e o recurso humano, pois de nada adianta os outros três sem estes dois. Além disto, podemos encontrar empresas (como as de consultoria) que a si bastam ter pessoas e informação. A informação sem pessoas não existe e pessoas sem informação não ajudam nas organizações.
Para ser útil, a informação necessita ter algumas qualidades, entre elas:
- precisão (se alguém deseja saber que loja vende o sapato mais barato, seria adequado dar também o endereço desta loja e não apenas o nome);
- objetividade (na questão anterior, não podemos falar em cintos);
- atualização (não adianta dar resposta à questão anterior depois de um mês);
- nível de detalhe adequado (não adianta fazer uma lista com todas as lojas pesquisadas e o preço de cada sapato em cada uma; é claro que a resposta se
encontra