Economia
Valor da avaliação: 70,0 pontos
Tutora (a):
(x ) AV1 ( ) AV2 ( ) AVS ( ) 2ch.AVS
Aluno Responsável:
Data: ___/___/2014
Matrícula:
Nota e data da entrega da avaliação:
A - COMPONENTES DO GRUPO: deverão ser preenchidos os campos “Matrícula” e “Nome Completo” de todos os integrantes do grupo. ATENÇÃO: no MÁXIMO, 5 Alunos no Grupo!
MATRÍCULA
NOME COMPLETO
1- 5802456
2 -
3 -
4 -
5 -
B - INTRODUÇÃO:
Demanda em alta deve manter preço do leite aquecido em 2014.
A demanda em alta pelo consumo do leite no país deverá manter o preço do produto aquecido também em Mato Grosso, no decorrer do ano de 2014, de acordo com análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os valores praticados em 2013 já foram recordes, com produtores de algumas regiões do Estado recebendo acima de R$ 1 por litro.
“A expectativa para o próximo ano é de que os preços continuarão em um patamar elevado considerando os dados históricos baseados nos bancos de dados de pesquisas realizadas pelo Imea”, prevê o último boletim do leite elaborado em 2013.
Segundo o Imea, nem a alta na produção prevista para ocorrer em 2014 deverá afetar os preços pagos ao produtor. A estimativa é que o volume captado pela indústria aumente 5% no próximo ano. “Contudo, o consumo interno de produtos lácteos ainda está muito aquecido no Brasil, o que eleva a demanda desses produtos, provocando um aumento em seus preços”, analisa o instituto.
De acordo com o Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Mapa), nos últimos cinco anos, o consumo per capita anual passou de 140,4 litros por habitante, para 172,6 litros/hab., valor que, apesar do aumento, continua abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de aproximadamente 200 litros/hab.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção brasileira aumentou aproximadamente 35% nos últimos seis anos, saltando de 26 bilhões de litros em 2007 para uma projeção de