Aula
Ciências dos Matérias
1
Estruturas atômicas
Podem ser classificadas de acordo com a regularidade com que os átomos ou íons estão arranjados uns em relação aos outros em:
Materiais
cristalinos – os átomos estão situados em um arranjo que se repete, é periódico ao longo de grandes distâncias atômicas – ordem de longo alcance Materiais não cristalinos ou amorfos – ausência de ordem atômica de longo alcance
2
ESTRUTURA DE SÓLIDOS CRISTALINOS
ESTRUTURA CRISTALINA Um material cristalino é aquele no qual os átomos estão situados em um arranjo que se repete ou que é periódico ao longo de grandes distâncias atômicas; ex. planificado. • Estruturas cristalinas ordenação atômica de longo alcance. • Material não cristaliza não-cristalino ou amorfo.
3
Cristalino versus não-cristalino
SiO2 cristalino
SiO2 vítreo
4
Estrutura cristalina
Maneira segundo a qual os átomos, íons ou moléculas estão arranjados espacialmente (exibindo ordem de longo alcance) Metais em geral apresentam estruturas cristalinas mais simples que cerâmicas e polímeros
5
ESTRUTURA DE SÓLIDOS CRISTALINOS
Representação de uma estrutura cristalina tridimensional com destaque dos átomos que forma uma célula unitária
6
ESTRUTURA DE SÓLIDOS CRISTALINOS CÉLULAS UNITÁRIAS Para descrever uma estrutura cristalina, subdivide-se uma estrutura em pequenas entidades que se repetem e que chamamos de células unitárias.
7
Geometria da célula unitária
Parâmetros de rede: - comprimento das arestas: a, b e c, na direção dos três eixos x, y e z de um sistema de coordenadas com origem em um dos vértices da célula unitária; - ângulos , , entre as arestas yz, xz e xy, respectivamente.
8
Sistemas Cristalinos
9
ESTRUTURA DE SÓLIDOS CRISTALINOS ESTRUTURAS CRISTALINAS DE METAIS
10
ESTRUTURA DE SÓLIDOS CRISTALINOS
Obs: 1nm=10-9m;
11
Estrutura Cúbica de Face Centrada (CFC)
O comprimento da