Aula
O sistema educacional contribui, entre outros aspectos para reproduzir a ordem social hegemônica, não tanto pelos pontos de vista que fomenta, mas por distribuir de forma regulada o capital cultural. Desta forma, a violência simbólica atua em todo o campo da educação e da cultura, na qual aqueles a quem falta o gosto correto são discretamente excluídos, relegados à vergonha e ao silencio. A violência simbólica, aqui se refere, constitui-se no conjunto de regras não faladas sobre o que pode ser validamente enunciado ou percebido dentro do processo educacional e/ou cultural. Essas regras operam em todos os níveis e modalidades de ensino, uma vez que a violência é considerada natural nas relações sociais de produção da sociedade capitalista.
2) Segundo o texto, qual é o atual discurso do Estado sobre como deve ser as políticas públicas educacionais ou o papel da escola pública, como elas devem ser?
Esta se configura no contexto das ampliações de retratação das exigências sociais, da relação capital e trabalho, desde século XVI. A questão da descentralização, do currículo e da autonomia de gestão da escola, em nosso país, desde meados do século XX e tem ocupado espaço em analises e proposições de politica educacional, há, pelo menos 50 anos.
As politicas sociais implementadas na sociedade brasileira, que também é estruturada com base nas relações de trabalho, possuem o vinculo econômico, social e politico, com as politicas estruturadas e deferidas pelas relações sociais e internacionais de produção.
A sociedade capitalista esta estruturada e organizada sobre o trabalho. Nesse tipo de sociedade o homem tem vínculos sociais com todas as pessoas da terra, sobre ou sob a égide do trabalho (Marx, 1975 – P.284).
3) Como o discurso do Estado Mínimo critica o Estado Centralizador ?
O tema orientado nessa analise é o de que essas propostas que colocam como objetos que fundamentam a equidade e melhoria