Aula
Podemos dizer que a contratação de pessoas é composta por quatro fases. A primeira delas é o planejamento da necessidade de novos funcionários, a segunda é o recrutamento, seguido da seleção e a quarta fase são as providências necessárias para efetuar a contratação do novo funcionário.
Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas acarretará na contratação dos melhores e mais adequados profissionais para atuar na organização. Para executar este processo de forma produtiva, um bom profissional que atua com a gestão de pessoas precisa buscar conhecimento para desenvolver suas habilidades, além de conhecer todas as fases que envolvem esse subsistema. Para isso, mais do que nunca é necessário planejar. Nas organizações, a partir dos planejamentos (estratégicos, táticos e operacionais) podemos executar diversas ações de forma a alcançar o sucesso com mais rapidez e com o processo seletivo ocorre da mesma forma. Um planejamento da previsão de pessoal apropriado para a realidade da organização garante que o processo de recrutamento seja feito com agilidade e exatidão.
Após esta leitura deve ter percebido a necessidade de nós, profissionais de gestão de pessoas atuarmos de forma estratégica nas organizações. Diante disso percebemos a necessidade de analisar o mercado de trabalho.
O mercado de trabalho, assim como todo mercado é regulado pela oferta e procura. Para Chiavenato (1999, p. 82) mercado de trabalho é “[...] o espaço de transações, o contexto de trocas e intercâmbios entre aqueles que oferecem um produto ou serviço e aqueles que procuram um produto ou serviço”.
Mercado de trabalho em situação de oferta é quando há um grande número