aula
NUTRIÇÃO
PROFº LENISE
NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO
Gestação
A gestação é um período especial, que dura aproximadamente 40 semanas, em que a atenção e os cuidados nutricionais devem ser redobrados, pois a alimentação da mãe irá determinar o desenvolvimento geral do feto. Essa influência não ocorre só nas partes físicas, mas também na parte cerebral/intelectual que podem influenciar a criança para o resto da vida. Altos índices de mortalidade fetal e materna estão relacionados a estados nutricionais inadequados.
No primeiro trimestre da gestação, o desenvolvimento fetal é influenciado principalmente pelo estado nutricional pré-gestacional da mãe, relacionado tanto a macro quanto a micronutrientes. Por isso o planejamento familiar é importante, visto que a formação adequada da criança se inicia antes mesmo de a mãe ter certeza de que está grávida.
A partir do segundo trimestre, os fatores externos passarão a ter maior importância no desenvolvimento da gestão. Condições ambientais, ingestão de nutrientes, ganho de peso da mãe, e fatores emocionas devem ser bem monitorados.
Fatores de Risco na Gestação
Idade – Mulheres com idade superior a 35 anos apresentam maior desgaste metabólico pela própria idade ou pelos partos anteriores e mais chances de o bebê apresentar síndrome de Down. A gravidez na adolescência também apresenta mais riscos, pois está associada à imaturidade física e emocional, associada a fatores ambientais desfavoráveis como dieta inadequada e poucas horas de sono. Gravidez em idade inferior a 15 anos e idade ginecológica inferior a 2 anos estão bastante associadas a riscos. Etilismo – O consumo intenso de álcool leva a várias alterações no feto, que tem como consequência retardo do crescimento e mental.
Tabagismo – Aumenta o risco de prematuridade, mortalidade