politica
Introdução
No Brasil iniciou os termos de modelos de atenção e modelos assistenciais na década de 1980, com quase os mesmos significados; O sentido seria a assistência médica ou odontológica centrada á indivíduos, às formas de organização dos serviços de saúde envolvendo distintas complexidades tecnológicas relacionadas entre si e diferentes espaços e populações mas “atenção” é mais ampla,(promoção, proteção, recuperação, e reabilitação da saúde). (Paim. J.S.2012).
Modelos de atenção á saúde tinha várias definições como uma tradução de um projeto de atenção à saúde de princípios éticos, jurídicos, organizacionais, clínicos, socioculturais e da leitura de determinada conjuntura epidemiológica e desejos de se viver saudável, que nem é só política e tampouco só técnica.(Campos, 1997:2006).
A segunda definição de modelos de saúde seria algo exemplar e supões o funcionamento de redes separando por níveis de risco e de necessidades, e tendo as intervenções; Ideal semelhante no modelo assistencial em saúde mental (Borges & Baptista, 2008)voltado para a desinstitucionalização, junto com o modelo asilar ou manicomial ao psicossocial. Seria a autonomia e a cidadania processo da reforma psiquiátrica brasileira. (Quinderé et al.,2010).
Mas o conceito de modelos de atenção à saúde é mais abrangente ainda, parecido com a literatura internacional, que constitui um dos componentes de um sistema de saúde com a gestão, financiamento, organização e infraestrutura dos recursos e gestão de serviços; (Kleczkowski, Roemer & Werf, 1984).
Atualmente modelos de atenção à saúde pode ser definido como combinações tecnológicas estruturadas para a resolução de problemas e para o atendimento de necessidades de saúde individuais e coletivas. (Paim J. S., 2012).
Modelo Médico Assistencial Privatista : teve início com a revolução industrial brasileira para atendimento dos operários para