aula
Classe de Tráfego (8 bits) – Identifica os pacotes por classes de serviços ou prioridade. Ele provê as mesmas funcionalidades e definições do campo “Tipo de Serviço do IPv4″.
Identificador de Fluxo (20 bits) – Identifica pacotes do mesmo fluxo de comunicação. Idealmente esse campo é configurado pelo endereço de destino para separar os fluxos de cada uma das aplicações e os nós intermediários de rede podem utiliza-lo de forma agregada com os endereços de origem e destino para realização de tratamento específico dos pacotes.
Tamanho do Dados (16 bits) – Indica o tamanho, em Bytes, apenas dos dados enviados junto ao cabeçalho IPv6. Substituiu o campo Tamanho Total do IPv4, que indicava o tamanho do cabeçalho mais o tamanho dos dados transmitidos. Contudo, o tamnho dos cabeçalhos de extensão também são somado nesse novo campo.
Próximo Cabeçalho (8 bits) – Identifica o cabeçalho de extensão que segue o atual. Ele foi renomeado (no IPv4 chamava-se Protocolo) para refletir a nova organização dos pacotes IPv6, uma vez que ele deixou de conter os valores referentes a outros protocolos, para indicar os tipos dos cabeçalhos de extensão.
Limite de Encaminhamento (8 bits) – Esse campo é decrementado a cada salto de roteamento e indica o número máximo de roteadores pelos quais o pacote pode passar antes de ser descartado. Ele padronizou o modo como o campo Tempo de Vida (TTL) do IPv4 vinha sendo utilizado, o qual diferia significativamente da descrição original que o definia como o tempo, em segundos, para o pacote ser descartado caso não chegasse à seu destino.
Endereço de origem (128 bits) – Indica o endereço de origem do pacote.
Endereço de Destino (128 bits) – Indica o endereço de destino do pacote.
Add ipv6 route “rede” “porta de saída”
Roteamento Dinamico
RIP
Funciona da mesma forma que ipv4
1. Router > enable
2. Router # confi ter
3. Router