Aula
1 - Nosso projeto é uma continuação de um trabalho já realizado desde o ano de 2011 no qual os pesquisadores notaram a necessidade crescente da iniciação científica entre eles próprios, pois atos de pesquisar, investigar, amenizar ou resolver problemas de um entorno social, ainda é desconhecido por grande parte dos alunos. E nós, nesta etapa, resolvemos saber se a metodologia utilizada por esses, foi viável para o problema encontrado, e caso contrário, procuramos pensar em novas formas para atingir nossos objetivos.
2 - Como só um dos quatro participantes da nossa equipe acompanhava o desenvolvimento do projeto desde o inicio, tivemos que pesquisar, investigar, nos aprofundar no assunto abordado, até que entendemos todo o procedimento aplicado, e segundo Nagib Haddad, “Um método se caracteriza por um procedimento sistematizado, passível de ser repetido, para se conseguir alguma coisa material ou conceitual” , compreendemos assim que pode ser dividido em 5 etapas: problema, hipóteses, deduções, testes e conclusões.
3 - O problema inicial encontrado, foi a dificuldade dos alunos na criação de projetos ao chegar no Ensino Médio, sendo deduzido que era decorrente da falta de instrução sobre esta temática durante o Ensino Fundamental, e a aplicação do método científico nesta ação. Deste modo, as primeiras medidas destinadas foram as investigações, para a comprovação desta hipótese principal, com a realização de testes com alunos de 8° e 9° ano da EEF Cleonice Freire de Queiroz , e com os resultados obtidos, confirmara o que pensava-se, pois a maioria dos alunos não sabiam nem o que era o método científico.
4 - Desta forma, foram realizados oficinas educativas de maneira dinâmica para que fossem repassados conhecimentos básicos sobre a iniciação científica, sua aplicação em projetos científicos, e ainda estimulando o ato de pesquisar, sendo de extrema importância ao longo da vida escolar. Estas aconteciam na nossa escola,