Escritores
Foi um grande representante do Classicismo, apresentava características literárias tais como as características eruditas do renascimento, expressava em suas obras os dramas humanos amorosos ou até mesmo cotidianos, inspirava-se na maioria das vezes em trovas populares e suas obras apresentavam grande perfeição geométrica com sonetos e redondilhas.
Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro, um dos grandes nomes do realismo, sendo que ele foi o primeiro a utilizar esse estilo literário introduzindo-o no Brasil. Suas primeiras obras eram ligadas a literatura romântica que foi chamada sua primeira fase, porém durante sua carreira como escritor sofreu uma drástica mudança em estilo e conteúdo, adotando características como, espirito critico, irônico, pessimista e passou a fazer reflexões sobre a sociedade brasileira, e aí se deu a segunda fase de seu estilo literário. Tratava em suas obras de temas polêmicos e de valores da época, muitas de suas obras tinham como tema principal o amor e relacionamentos.
Eça de Queirós escritor português, responsável pela introdução do realismo em Portugal e maior representante da prosa realista, inicialmente era considerado por renovar o romantismo, mas foi deixando o romantismo para se dedicar a obras que apresentavam uma visão critica da sociedade. Durante sua carreira literária utilizava novas combinações de palavras, e evitava o “comum”, criando formas de expressão, introduziu neologismos e usava características que foram antigamente usadas por Almeida Garrett. Tinha como temas em suas obras abordagem do