Aula Tica
NRE:
Escola:
Disciplina: Filosofia
( ) Ensino Fundamental (X ) Ensino Médio
Disciplina da relação interdisciplinar 1: Língua Portuguesa
Disciplina da relação interdisciplinar 2: Arte
Conteúdo estruturante: Ética
Conteúdo específico: Etimologia da palavra ética e moral
Respondendo à questão: “Qual a diferença entre moral e ética”, feita por uma internauta, em 03/ maio/ 2000, o Dr. Phil Guido Imaguine aponta o seguinte exemplo: “(...) sair nu pela Avenida Paulista – SP, seria imoral (em geral não se faz isso), mas não seria anti-ético (afinal, não se está fazendo mal a ninguém!)”. http://filosofos.com.br/tema_etica.htm
E você, sairia nu pela principal via pública de sua cidade? A resposta para esta e outras perguntas sobre o assunto procuraremos nas contribuições e nos argumentos de pensadores e estudiosos da História da Filosofia.
Atividades:
a. Faça uma pesquisa entre seus colegas de classe, buscando demonstrar o percentual de “sim” e de “não”, à pergunta inicial do tema.
b. Discuta com seus colegas de classe o exemplo apontado pelo Dr. Phil.
INDO DIRETO AO ASSUNTO
Para início de conversa vale buscar as origens das palavras Ética e Moral.
Fontes bibliográficas nos informam que o termo Ética vem do grego “ethos”, que significa analogamente “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem.
Os romanos traduziram o termo “ethos” do grego, para o “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra Moral. Vemos, então, que tantos “ethos” (caráter) como ‘mores” (costumes) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, ou seja, que o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ, 1970). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas