tica aula 1
Um dos pressupostos fundamentais que, de forma mais ou menos explícita, enforma os atuais discursos acerca das “virtudes” da “sociedade da informação” — bem como as políticas que decorrem de tais discursos — é o de que um homem melhor informado é, necessariamente, um homem moralmente melhor; e que, em consequência disso, uma sociedade de homens melhor informados é necessariamente uma sociedade mais justa.
Esses discursos filiam-se no projeto dos enciclopedistas e dos iluministas em geral com exceções notáveis como Rousseau e Kant, bem expresso na afirmação com que Diderot traça, como um dos objetivos centrais da Encyclopédie, o de “[permitir] que os nossos descendentes, tornando-se mais instruídos, se tornem ao mesmo tempo mais virtuosos e mais felizes”.
Estudo ou reflexão, científica ou filosófica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Estudo das ações ou dos costumes e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.
O que é um comportamento correto, quando se fala em ética?
Ética é reflexão teórica? Teórico/prática? Sobre a prática?
Teoria ética deveria atender à pretensão de universalidade, ainda que simultaneamente capaz de explicar as variações de comportamento, características das diferentes formações culturais e históricas?
Conceitos Iniciais
É a ciência ou a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade (Vázquez)
É a filosofia da práxis, ação consciente e livre inseparável da reflexão, cujo propósito e fundamentar os princípios do atuar humano com referência a um horizonte de valores. (Gomes)
Ética é a ciência do que o homem deve ser em função daquilo que ele é (Sertillanges).
Ética é uma forma de investigação que se preocupa com o processo de encontrar justificações racionais para as nossas ações quando os valores que defendemos entram em conflito. (Patrick Lee Plaisance)
Ethos (gr.) = Ética = costumes – refere-se a usos e costumes que são patrimônio do grupo