Aula tema
O termo terceirização, em inglês chamado de outsourcing, é um processo em que uma atividade executada por uma organização passa a ser realizada por terceiros, seja outra organização, uma pessoa física ou uma cooperativa. A prática teve início nos Estados Unidos, na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, as indústrias bélicas americanas tinham como desafio concentrar-se no desenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades de apoio para outras empresas.
Terceirização pode ser entendida também como o processo de delegar a terceiros as atividades-meios da organização, fazendo com que a empresa que terceiriza possa concentrar esforços em sua atividade-fim, ou seja, atividades que são fundamentais para a manutenção de seus negócios. A legislação brasileira só permite a terceirização de atividades-meio, como serviços de portaria, vigilância, limpeza, manutenção, transportes, fornecimento de refeições, serviços médicos e outros.
Conforme adotada atualmente, a terceirização tem oito objetivos, o principal deles é a redução de custos. Existem, porém, alguns fatores de risco para o sucesso da terceirização. Se esses riscos não forem administrados adequadamente, podem comprometer o desempenho do negócio.
Constituem fatores de risco para a terceirização: o desconhecimento dos detalhes do objeto da atividade a ser terceirizada; a seleção do parceiro; o preparo FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de Almeida; CAZELA, Moises Miguel (Orgs.).