aula tema 5 estudos liguisticos
A primeira parte do filme na qual os adolescentes estão em uma festa, se embriagando e usando drogas (que é um comportamento não correto, porém típico dos jovens) relaciona-se com a teoria cultural funcionalista que é voltada pra imprimir questões culturais que não estão claras.
Na cena em que o professor muda os alunos de lugar na sala e propõe a criação de um grupo com nome, uniforme e a idéia de disciplina com a divisão de tarefas expressa bem a arte do texto que diz: “Adaptação do meio ambiente (o individuo deve se adaptar ao próprio ambiente social e ao não social Ex. Divisão do trabalho, que em seu fundamento entende que nenhum individuo pode desenvolver ao mesmo tempo todas as tarefas para a sobrevivência do sistema)”.
Na cena em que os três garotos saem da sala por não aceitarem as regras de disciplina impostas pelo professor que esta dando aula de autocracia, dois deles revolvem voltar e fazer parte do grupo, pois os valores já estão entranhados neles, essa parte remete a parte do texto que diz que: “O sistema social no seu conjunto é compreendido como um organismo no qual o individuo é uma parte que o constitui, a conservação do modelo de controle(os modelos culturais acabam sendo interiorizados na personalidade dos indivíduos .
Tanto na cena em que um jovem aluno, após o professor sugerir que todos usem camisa branca como uniforme, e o mesmo joga todas as roupas de outras cores fora, quanto na cena em que uma outra aluna se recusa a usar uma roupa branca por que não se acha bonita, são situações em que os indivíduos são atingidos de forma diferente pela mensagem passada pelo professor. Assemelha-se com uma parte do texto que diz: “ As funções se referem as conseqüências de certos elementos regulares, padronizados e rotineiros do processo de comunicação. Enquanto tais como essas funções se diferenciam dos efeitos desejados ou dos objetivos do comunicador e dos usos, ou das motivações dos