Aula-tema 05: organização: conceito e relevância
O diafragma pode bloquear a passagem de organismos que causam algumas DST. Pode, também, oferecer alguma proteção contra o HIV, o vírus da AIDS, mas isso ainda não foi demonstrado. A melhor proteção contra DST parece ser o uso simultâneo de condom e espermicida durante a relação sexual. Se apenas um método tem que ser usado, o condom oferece a melhor proteção. Mas o diafragma, controlado pela mulher, pode ser usado mais regularmente do que os condons, quando ela não consegue convencer o seu parceiro a usar condons.
A mulher pode usar lubrificantes com o diafragma?
Lubrificantes à base de óleo podem danificar o látex do diafragma; portanto, não devem ser utilizados. Entre esses lubrificantes estão: vaselina, óleo mineral, loção para as mãos, óleo vegetal, manteiga, margarina e manteiga de cacau, assim como vários cremes vaginais anti-fúngicos. A mulher pode usar geléia anticoncepcional ou lubrificantes à base de água.
O diafragma pode ficar no lugar durante todo o dia? Embora não seja recomendado, a mulher que quer usar o diafragma mas não pode colocá-lo antes da relação sexual, pode deixá-lo no lugar durante o dia inteiro. Ela deve removê-lo e lavá-lo todos os dias para evitar infecções do trato urinário e síndrome do choque tóxico. Se a mulher usar o diafragma sem espermicida, ele funcionará? Sim, mas sem o espermicida o diafragma será menos eficaz. Portanto, o uso do diafragma sem o espermicida não é recomendado. O diafragma é desconfortável para a mulher? Não, desde que bem ajustado e