Aula-tema 04: previsão de vendas e capacidade de produção
Passo 1 – Sistema de Produção
Para a fabricação do produto White Tooth a empresa se utilizará do Sistema de Produção em Lotes.
A produção por lote é um dos sistemas de PCP que, segundo Idalberto Chiavenato: é o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Cada lote de produção exige um PCP específico. Como o nome indica, cada vez que um processo em lote produz um produto, é produzido mais do que um produto, com isso gera repetições nas operações.
Segundo o ilustre professor Idalberto Chiavenato, as principais características de PCP em produção em lotes são as seguintes:
a) A empresa é capaz de produzir bens genéricos de diferentes características;
b) As máquinas são agrupadas em baterias do mesmo tipo;
c) Em cada lote de produção, as ferramentas devem ser modificadas e arranjadas para atender aos diferentes produtos;
d) A produção em lotes exige grandes áreas de estocagem de produtos acabados e grande estoque de materiais em processamento ou em vias.
A produção em lotes impõe em eficiente PCP para permitir mudanças nos planos de produção, na medida em que os lotes são completados e novos lotes devem ser planejados. Na realidade o sucesso do processo produtivo depende diretamente do PCP.
Na produção por lote é normal que ocorra um desequilíbrio na capacidade de produção dos diferentes departamentos, tendo em vista que nem sempre a capacidade de produção é igual à dos demais departamentos, o PCP faz um programa de turnos diferentes, com a finalidade de compensar a limitação de equipamentos com o aumento de contração de mão-de-obra visando regularizar esse processo. Por se tratar de produtos em grande quantidade é necessária uma área grande para estocar a produção e consequentemente também a matéria-prima.
O planejamento e controle da produção precisam ser planejados e gerenciados de forma adequada, para identificar os erros, fazendo a