Acessibilidade
09/10/2006
Acessibilidade não é filantropia, pelo contrário. O objetivo aqui é permitir o melhor acesso possível a todas as pessoas. Ao buscar a acessibilidade você só encontrará benefícios.
Acessibilidade não é filantropia, pelo contrário. O objetivo aqui é permitir o melhor acesso possível a todas as pessoas. Ao buscar a acessibilidade você só encontrará benefícios.
Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, quem se preocupa com acessibilidade não está fazendo uma boa ação, ao permitir que os “pobres e coitados” deficientes visuais acessem seus sites.
Em primeiro lugar porque essa idéia já nasce baseada num tremendo preconceito. Deficiente não é coitado. Por incrível que possa parecer para as pessoas que não convivem com eles no dia-a-dia, o deficiente vive, se diverte, trabalha, produz e consome.
Em segundo lugar, e o ponto principal deste artigo, é que acessibilidade é muito mais do que isso.
Acessibilidade não é apenas permitir que uma parcela da população possa usufruir benefícios que uma outra parcela já usufrui. Isso seria uma tremenda “gambiarra”, tentando remendar projetos mal feitos.
Acessibilidade é o contrário disso. O objetivo da acessibilidade deve ser sempre permitir o melhor acesso possível a todas as pessoas. Todas, e não apenas uma parte. Desenvolver com acessibilidade significa fazer tudo da melhor maneira possível, e para todos. E desenvolver um projeto da melhor maneira possível só pode trazer benefícios.
Os benefícios do site acessível
Para você entender melhor, não vamos falar agora de teoria e técnicas de desenvolvimento. Isso fica para outro artigo; vamos direto ao assunto. Veja a seguir alguns “efeitos colateraias” que a acessibilidade pode causar em um site:
Velocidade. Um site acessível é mais leve, consome menos banda carrega muito mais rápido do que um site convencional. Isso acontece porque um site acessível respeita os padrões web (web standards) e apresenta