Aula-tema 04 - Infraestrutura da tecnologia da informação
O fortalecimento de uma empresa no mercado em longo prazo está bastante vinculado à área produtiva, pois com o desenvolvimento desse setor a empresa consegue obter a realização prevista de seus objetivos. Seguindo esta linha de pensamento, estudaremos os fatores determinantes do plano de produção já citados na aula anterior: previsão de vendas, capacidade de produção, disponibilidade de matérias-primas e recursos financeiros.
O Planejamento do Produto será analisado unicamente no que se refere às informações provenientes destes fatores determinantes para fortalecer a importância de sua análise, que é base para todo o planejamento.
> Previsão de Vendas
Chiavenato (2008, p. 54) sugere uma das formas de se aprovisionarem as vendas, que é a análise das vendas efetuadas somadas à expectativa das vendas futuras. Para este método e para alguns outros que detalharemos a seguir, há a desvantagem da constante necessidade de alterar a quantidade nos períodos. Outro método que segue essa mesma linha é a utilização da taxa de crescimento das vendas no ano anterior. Este método também tem sua desvantagem porque nada garante que o mercado estará estável para aquele produto, no período seguinte. Algumas empresas preferem os dados estatísticos, construídos pelo histórico de vendas e que têm a mesma desvantagem dos demais métodos, porque as condições do mercado não permanecem inalteradas, provocando retrabalho e erros na previsão do período programado. Outros métodos, ainda nesta linha, foram utilizados, com o mesmo resultado.
Alguns estudos foram realizados para buscar obter um método mais consistente de se preverem vendas futuras ou a demanda provável do produto, e propôs-se um método de acompanhamento contínuo do histórico econômico de um país ou de um mercado, aplicando-se uma série de variáveis que representassem a evolução dos fatos. Desta forma, poderia ser possível detectar mudanças com