Aula-tema 03 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management
Dados principais da empresa escolhida
Origem: Brazil
Fundação: 13 de Junho de 1863
Fundador: Ryad Elya Azzam Sede mundial: Brazil
Proprietário da marca: Vibrasil
Capital aberto: Não
CEO:
CFO:
Faturamento: $ 30 Milhões (2012)
Lucro: $11 milhões (2012)
Fábricas: 1
Presença no Brasil: Sim
Funcionários: 340
Segmento: Borracha
Principais produtos: Coxim , batentes e Buchas
Ícones: o nome
Slogan: Segurança, conforto e tradição.
A marca no mundo
Atualmente a vibrasil possui somente uma fabrica no brasil, porem seus produtos atinge o mundo através de grandes marcas como GM , Volkswagen e Mercedes.
Terceirização Terceirizar é preciso. Um país como o Brasil, componente do mundo globalizado e aspirante a perdedor do codnome “subdesenvolvido” deve sempre buscar aperfeiçoar o que lhe for possível. A terceirização permite que as empresas sigam uma linha de produção que vise uma atividade principal. Essas empresas terceirizam para outras a produção de atividades acessórias, necessárias à conclusão da principal. Com isso observa-se o desenvolvimento econômico, especialização dos serviços, maior competitividade, busca de qualidade, controles adequados, aprimoramento do sistema de custeio, esforço de treinamento, desenvolvimento profissional, menor desperdício, valorização dos talentos humanos, agilidades das decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento. Enfim, um alcance de aperfeiçoamento.
Embora o uso da terceirização tenha como objetivo focar a empresa na sua atividade-fim, na verdade o mercado em geral busca a redução de custos. A curto prazo é o que realmente ocorre, porém a longo prazo o próprio futuro da empresa é ameaçado, vejamos alguns fatos, por exemplo:
▪ Empresa responde por créditos trabalhistas no caso de inadimplência da prestadora de serviços;
▪ Custo de controle dos serviços terceirizados progressivamente torna-se maior;
▪ Queda de