Aula sobre metodologia
Revisão: Virgínia - Diagramação: Fabio - 18/06/2014
As situações, neste primeiro momento, devem funcionar como representantes de diferentes áreas da vida social, como literatura (arte), ludologia (recreação e esportes), viagens (expedições e descobertas) e planejamento diário (cálculo e previsão). O objetivo é estimulá-lo com os relatos e as descrições, a fim de empolgá-lo com casos triviais e notórios, passando, num segundo momento, à análise e à demonstração da importância dessas no que chamamos “ciclo da pesquisa” neste trabalho, justificando sua presença. Das atividades descritas, depreendem-se método (realização organizada), metodologia (reprodutibilidade) e planejamento (íntegra dos momentos de execução, que vão da intenção à consolidação dos resultados).
A reprodutibilidade permite disseminação, padronização, avaliação, melhoria, correção, entre outras operações; a metodologia também é responsável pela organização das ações, isto é, por sua programação como objeto de planejamento.
Após a motivação que esperamos ter em você despertado, procederemos à análise mais detalhada, ao aplicar as noções e categorias próprias do planejamento às situações apresentadas. É a oportunidade de esmiuçar a estrutura da pesquisa, seu ciclo ou planejamento integral: da ideação da busca de algo que não temos, desde a organização e o emprego do método de acordo com os objetivos estabelecidos, as hipóteses e a metodologia, bem como do instrumental pertinente, até a consecução do projeto, a programação, o plano, os relatórios parciais para orientação e o final a ser publicado. É o “coração da disciplina”. A partir dos porquês