tributario
OS DOCUMENTOS OFICIAIS MAIS CONHECIDOS SÃO CLASSIFICADOS EM: OFICIO;
MEMORANDO OFICIAL; E CARTA.
1. OFICIO
É um documento Público que tem como finalidade a troca de informações dos órgãos públicos entre si e com particulares e entidades privadas, desde que o seu conteúdo tenha caráter institucional. É usado quando se deseja solicitar informações, copia de documentos, sendo que os órgãos públicos usam externamente. Sua composição estrutural é feita da seguinte maneira: timbre, tipo e numero de expediente, sigla do órgão expedidor, destinatário, conteúdo, fecho e identificação da assinatura de quem expedem. Sua forma segue o modelo padrão de oficio, com os acréscimos do vocativo, que invoca os pronomes de tratamento, seguido de vírgula.
2. MEMORANDO OFICIAL
Tem como finalidade a comunicação de um mesmo órgão e seus departamentos, figurando-se como uma comunicação interna, é revelado também pela sua agilidade, dirimindo de quaisquer procedimentos burocráticos que inviabilizam este propósito, podendo ser usado ainda para a exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotadas por determinado setor público.
3. CARTA
Uma das mais antigas comunicação de massa. Porém nos dias de hoje e nos termos da redação oficial tem como finalidade o instrumento de uso da correspondência social do administrador e das chefias. É empregada nas comunicações de caráter social decorrente do cargo ou função publica.
A carta é composta dos seguintes elementos: Timbre, número, local e data, destinatário, assunto com referencial, vocativo, texto, nome e função do signatário e anexo. Tem duas possibilidades de organização o modelo denteado e modelo em bloco. A diferença entre esses modelos está nos parágrafos, para a carta blocada todos os elementos é alinhado a esquerda desde o numero da carta até a assinatura. Já a denteada tem sua elaboração de acordo com o padrão oficio.