Aula prática de citologia
Acadêmica: Vanessa Fukuda Mariano.
Setembro,2014.
Introdução
A Elodea sp. é uma planta aquática encontrada em água doce de regiões tropicais. Ela é muito utilizada na observação da morfologia de células eucariontes vegetais, cujos cloroplastos, de coloração verde devido a presença de clorofila, são facilmente identificáveis no citoplasma.
Quando se coloca uma célula vegetal em uma solução, ela ganha ou perde água conforme o potencial hídrico (menor ou maior) em relação ao meio externo. A parede celular vegetal è impermeável (não oferece restrição à passagem de água e solutos, exceto moléculas muito grandes). Como os microporos e microcapilares de sua estrutura estão cheios de água, retida, as moléculas gasosas não a atravessam. No tecido que perde água por evaporação (transpiração), as paredes celulares estarão sempre hidratadas, já que o fluxo de agua se dá do vacúolo para a parede. As células perdem agua, tendendo à retração, sem que a membrana plasmática se separe da parede celular, e quando ganha água não chegam a se romper devido à rigidez da parede celular.
O citoplasma se apresenta em constante movimento proporcionado pelo citoesqueleto. O movimento è circular, em torno do vacúolo central, e por isso denominado de ciclose ou corrente citoplasmática. A ciclose se origina pela interação dos filamentos de actina e miosina que geram o movimento de partículas e organelas citoplasmáticas, possibilitando, por exemplo, o deslocamento dos cloroplastos de acordo com a intensidade luminosa. Assim essas organelas se espalham quando há pouca luz, e se agrupam quando a excesso de luz.
Objetivos:
- Conhecer a morfologia dessa célula eucariótica vegetal.
- Observar a organização das células na formação do tecido foliar.
- Observar parede celular, citoplasma e cloroplasto (organelas fotossintetizantes).
- Observar o movimento de ciclose da