Aula pratica tec. nutrição
PESO X MEDIDA CASEIRA
Padronização de utensílios
LAÍS BRAGA DE ASSIS
LUCÍLIA FELIX DE OLIVEIRA BRITO
BELO HORIZONTE
Março/2012
Laís Braga de Assis
Lucília Felix de Oliveira Brito
PESO X MEDIDA CASEIRA
Padronização de utensílios
BELO HORIZONTE
Março/2012
1 INTRODUÇÃO
Quando buscamos que uma preparação culinária possa ser efetuada com sucesso, devemos dar importância a fatores como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, mas também a qualidade e quantidade dos ingredientes.
Para obter medidas mais exatas é necessário instrumentos com capacidades padronizadas, pois dessa forma garante-se a reprodutibilidade da receita e auxilia o controle de qualidade, quantidade e custo. Entre estes instrumentos podemos citar: balanças, provetas, recipientes graduados, entre os de medidas caseiras são xícaras, colheres, copos, pires. Como os recipientes para medida caseira são de diferentes tamanhos, podem ocorrer variações nas medidas dos ingredientes.
Tais variações podem ser minimizadas desde que o método de utilização e de manipulação dos ingredientes seja cuidadosamente padronizado. O emprego das medidas exatas garante a reprodutibilidade da receita e auxilia o controle de qualidade e custo.
2 OBEJETIVO
Para realização deste trabalho foi realizada uma aula em prática no IP – Instituto Profissional em que podemos realizar a padronização das medidas caseiras em ml e em gramas.
3 DESENVOLVIMENTO
Primeiro foi realizada a padronização dos utensílios. Foi realizada a medida do volume em ml (usando água) das seguintes medidas:
|Utensílios |1ª medida |2ª medida |3ª medida |Média encontrada