Aula Pr Tica MICRO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA
DOCENTE: MARCIA MICHELLE
MICROSCOPIA
SAMARA MILENY TORRES TEIXEIRA
MOSSORÓ-RN
ABRIL, 2015
Aula Prática 2
MICROSCOPIA
OBJETIVO
Conhecer e identificar as partes componentes e funções e treinar o manuseio de um microscópio óptico;
Preparar lâminas para a visualização de fungos.
DESCRIÇÃO
Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. A imagem pode ser formada por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos e recebida por reflexão, processamento eletrônico ou por uma combinação dos dois métodos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Há vários tipos de microscópio: Simples ou lupa, ampliação até 600 x; Óptico ou composto, ampliação até 2000 x; Eletrônico, ampliação até 2.000.000 x; Protônico, ampliação até 1.000.000 x. O microscópio mais usado nos laboratórios é o óptico. Ele consta, basicamente, de uma parte mecânica, uma parte óptica e um sistema de iluminação.
Para começar a utilizá-lo, coloca-se na lente de menor aumento sempre, e vai repassando para a de maior aumento quando visualizar alguma estrutura. A objetiva de imersão é aquela que permite maior aumento e também permite ver o objeto com maior nitidez. Nela utiliza-se o óleo de cedro, este permite que os raios luminosos não sofram desvio, pois o índice de refração é igual ou muito próximo ao do vidro. Refração é o desvio da luz quando ela passa de um meio para outro de densidade diferente.
O tamanho obtido é:
Ocular x Objetiva
10 x 4 = 40x (utiliza-se o lactofenol)
10 x 10 = 100x
10 x 40 = 400x
10 x 100 = 1000x (lente utilizada para visualização de bactérias,