Aula online de Língua Portuguesa
1) O texto fala sobre as equivocações feitas dentro de tribunais judiciários, no intuito de mostrar serviço. O autor deixa claro, que no tribunal os assuntos e abordagens deveriam ser concisos e coerentes, pois é de essencial importância a população leiga saber das verdadeiras condições.
Trechos retirados do texto para justificar a resposta acima:
1- Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.
2- À prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado.
Argumentos do autor retirados do texto para explicar seu ponto de vista :
1- Não há dúvida de que a Justiça deve examinar cada aspecto com cuidado, nem de que muitos aspectos são alvo de controvérsia. Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?
2- Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal.
2) Enunciado da pergunta.
3) No primeiro trecho o leitor precisa saber quem é Abraham Lincoln, pois só assim entenderá que ele foi um politico que conquistou nações por mostrar honestidade em sua oratória.
Já no segundo trecho a população ao ler o texto, necessita ter no mínimo a ideia do que acontece no nosso país para então perceber como é