Aula Manufatura Enxuta
Manufatura Enxuta
Historia do Lean
Início no Japão na Toyota Motor Company
Em 1902, Sakichi Toyoda, fundador do grupo Toyota, inventou um tear automatizado que parava sempre que um fio se partia. Como resultado, os defeitos de qualidade diminuiram significativamente e o operador foi capaz de controlar várias máquinas ao mesmo tempo. Várias décadas depois, Taiichi Ohno, engenheiro de produção da
Toyota Motor Company aplicou o mesmo conceito procurando eliminar o desperdício, ou atividades que não agregavam valor, dentro da organização Toyota.
Além de interromper a produção em cada defeito (Jidoka), ele empregou um outro conceito chave, JIT (just in time).
Juntos, Jidoka e JIT são os pilares do Sistema Toyota de Produção, apoiados por uma base de Heijunka (nível de carga) ... os conceitos básicos do Lean.
3
Alicerces da Manufatura Lean
•
•
Just in time, na concepção de Ohno, significa produzir a quantidade requerida, quando requerida; Jidoka é o controle de máquinas através da "inteligência humana", dando aos colaboradores poder para automaticamente parar produtos defeituosos de fluir para o próximo processo, caso uma anormalidade seja detectada. Heijunka é o processo de carga e sequenciamento do tempo de produção. Juntos, estes são os três pilares que suportam a Sistema Toyota de Produção.
Podemos ainda dividir o JIT em tempo TAKT que é o tempo de produção disponível / produção necessária (previsão e demanda real). Por exemplo, se em 1 turno tenho 1980 min / semana e há uma previsão de 198 unidades / semana; então o tempo TAKT = 1980 / 198 unidades = 10 min / unidade.
Outro componente do JIT é o fluxo de peça única é um meio para construir principalmente Qualidade no processo. Isto é conseguido através da criação de um tempo takt (o ritmo da produção para atender a demanda do cliente) e swip (“standard work in progress”, quantidade mínima necessária de estoque para manter o fluxo de um item de cada vez no tempo de ciclo).
Sistema