Aula literatura
Profa. Ms. Deise Mara Ramos Pombo
AULA 3 – ESTUDO DA LITERATURA INFANTIL ENQUANTO MODALIDADE FICCIONAL NARRATIVA E POÉTICA- (Parte 3)
01. As primeiras manifestações literárias no Ocidente europeu
I. Idade Média
Nesse período são duas as fontes distintas da literatura narrativa, uma, popular e a outra, culta. A primeira, é a prosa narrativa “ exemplar” vinda de antiqüíssimas fontes orientais ou gregas. E a segunda, de origem culta, é a prosa aventureira das novelas de cavalaria, de inspiração oriental.
Assim , a prosa de narrativa “ exemplar” caracteriza-se por apresentar problemas da vida cotidiana, valores de comportamento ético-social ou mesmo lições advindas da sabedoria prática . Por outro lado, a prosa aventureira das novelas de cavalaria apresenta um mundo de magia e de maravilhas estranhas à vida real e que parece concreta no dia-a-dia.
Segundo estudos , foi entre o século IX e X , que começam a circular em terras européias, uma literatura popular oral que mais tarde iria se transformar em literatura folclórica e posteriormente em literatura infantil.
1. O desequilíbrio da Idade Média
O período compreendido entre o século V e XV , que corresponde ao fim do Império Romano ao Renascimento, é chamado de Idade Média. É o período também conhecido como “ Idade das Trevas”, assim chamado por se situar no espaço intermediário entre a Antiguidade clássica greco-romana e o Humanismo renascentista, durante o qual o mundo ficou entregue aos “ bárbaros” pagãos.
O que gerou a rotulagem de Idade Média foi o fator religião , causada pelo embate entre a civilização pagã e a civilização cristã. Essa origem religiosa já aponta para valores ideológicos que servirão de diretrizes para os textos literários da nossa literatura ocidental.
2. Fator Histórico
Odiarco, o Germânico, no século V, no ano de 476, depôs Rômulo Augusto, o último imperador romano no Ocidente, e foi aclamado Senhor da Itália pelos