aula experimental
Universidade de Fortaleza
Disciplina: Fisiopatologia 1
Curso: Farmácia
Professor: Otacílio Benvindo Junior
Alunas: Daniele Pessoa Costa Matricula: 1211734 Lisandra Juvêncio da Silva Matricula: 1211752
Tema:
Prova Pratica de Fisiologia
3 de Dezembro de 2013
1. Durante nossa aula prática de sensações cutâneas na espécie humana, testamos os receptores da pele que fazem a descriminação entre dois pontos usando para isso um compasso com duas pontas de aço. Quando o compasso foi usado na ponta dos dedos, eram facilmente reconhecidos os dois pontos, não acontecendo quando a área testada era o braço. Isso é devido ao campo receptor que pode ser maior ou menor. Explique por que conseguimos distinguir os dois pontos na ponta dos dedos e apenas um no braço mesmo sendo tocado por duas pontas do compasso.
O tamanho dos campos de recepção determina a sensibilidade da arear a um estimulo que é demonstrada pelo teste de discriminação de dois pontos, pois as pontas dos dedos são umas das áreas mais sensíveis da pele por possuírem campo de recepção do receptor menor; provavelmente uma porção 1:1 entre neurônios, o primário e o secundário, sendo também encontrada nas pontas dos dedos os corpúsculo de meissener que é um receptor táctil que possui terminações nervosas encasuladas onde excita uma grande fibra nervosa de filamentos nervosos, terminais, possuem adaptação rápida, são capazes de reconhecer com exatidão o ponto do corpo onde foi tocado. Por outro lado, em algumas regiões da pele, assim como nos braços o campo de recepção de receptor é muito grande diminuindo a sensibilidade de percepção.
2. A prova cardiovascular de Schneider busca verificar principalmente a adaptação cardíaca a um pequeno esforço físico. Durante sua realização, o tempo de retorno do pulso radial a valores antes do estímulo físico determina