Aula Elisa
QUESTÕES AULA 2 | 12.08
1. Cite e descreva as fases de uma pesquisa em comunicação. (LOPES, Maria)
1. Definição do objeto (teorização da problemática): Toda a pesquisa dependerá do quadro de referência escolhido pelo investigador. “A primeira fase é constituída por operações de caráter totalmente teórico feitas sempre em função do fenômeno de comunicação que se quer investigar”. Faz-se a delimitação teórica do problema e dos alvos. Seguem abaixo as operações envolvidas nessa fase:
a) Problema de pesquisa: Tema (escolhido) e assunto (constituído pelo investigador – fatores que intervém nessa ‘escolha’: engajamento teórico, compromisso social, condições institucionais, etc) da pesquisa. Nessa primeira parte já inicia o exercício da vigilância epistemológica (através da justificativa da escolha do assunto, fundamentação das razões, etc). É através de um processo quase sempre dedutivo que se chega a especificar o problema da pesquisa. Parte-se de um problema abrangente até chegar à identificação das palavras-chave. Deve haver também a elucidação dos conceitos envolvidos, fazendo a operacionalização destes (elaboração teórica do objeto – conceito e hipóteses). Após, esses conceitos transformam-se em indicadores empíricos (o conjunto desses deve fornecer o esboço que permitirá construir os instrumentos técnicos da fase seguinte, a Observação). A definição dos objetivos da pesquisa também ocorre nesse momento.
b) O quadro teórico da referência: “Ao ser formulado, o problema é automaticamente inserido em determinada orientação teórica que lhe provê o quadro de conceitos disponíveis e assim organiza o objeto teórico da pesquisa”. Ocorre a explanação teórica através de um paradigma científico e situa-se o problema em relação às pesquisas já existentes, mesmo se com orientações teóricas diferentes. Chama-se o “estado de conhecimento” do problema, que se dá com a realização de uma pesquisa bibliográfica específica (usada durante toda a pesquisa).
c) As hipóteses