Aula direitos autorais 7 semestre
Tecnologias Aplicadas à Educação
Aula-Tema 3 - Atividade de Autodesenvolvimento
NOME DO ALUNO:
RA: Vandeilza Moreira da Silva
Direito Autoral e Plágio
Segundo minha pesquisa, fiquei informada que milhares de estudantes praticam o plágio na execução de seus trabalhos acadêmicos e no ensino médio; onde se apropriam de ideia alheia, copia os textos e cola e não cita o autor, ou seja, a fonte de onde pesquisa, isso é plágio, pois é uma atitude antiética, onde não se dão conta de que estão utilizando obra e citação de autores sem permissão, isso é uma evasão; onde não é proibida a pesquisa, porém deve ser citado de onde veio a ideia do autor, sendo assim não será considerado plágio; ao contrario é uma forma de enriquecer seu trabalho além de ficar informado, ter conhecimento do assunto.
Tal ato faz com que implique em sua aprendizagem, onde muitos apresentam dificuldades na escrita, na leitura, por não dar importância à concentração no momento que deveria ler o conteúdo, se tornar critico, desenvolvendo suas próprias ideias, enriquecer seu aprendizado, trabalhar o raciocínio, enquanto forma um texto.
Tudo o que é copiado sem autorização é considerado plágio, como música, livros, etc. tudo isso forma violação de direitos autorais, quando a pessoa se apropria de uma obra indevidamente como se fosse de sua autoria.
Exemplos:
um estudante de Artes pode visitar museus e reproduzir pinturas para aprimorar sua técnica, durante seus estudos, e usar a consciência de não cometer plágio; cópias de livros, cd pirata , dvd etc.
Textos publicados deve ser preservados respeitado o direito do autor.
2
Estratégias de ensino-aprendizagem: o Direito Autoral e o Domínio Público
Direito autoral refere-se a proteção produção concedida aos produtores de suas obras.
O autor tem o direito de ter sua obra, dispondo da mesma como melhor entender, utilizar suas habilidades e criatividades.
Para se prevenir das evasões (plágio) é importante que o mesmo anexe