aula de tabuada
1. Nota-se, a partir do vídeo, que a matemática é conhecimento fundamental em nossas vidas. Porém, o ensino desta disciplina tem de estar contextualizado às situações cotidianas dos alunos para que possam exercitar a análise e reflexão, tornando assim, este conhecimento significativo e efetivo em suas vidas e não se pareça com “Um bicho de sete cabeças”. Ao introduzir um assunto matemático em sala de aula, o professor deve sempre partir de onde o aluno já sabe para que possa auxiliá-lo a construir seu conhecimento.
2. a) INTRODUÇÃO: Sabemos que conhecer tabuada é fundamental em nossas vidas. Inúmeras de nossas atividades diárias envolvem cálculos matemáticos, tais como: pagar contas no mercado; ao prepararmos alimentos entre outros; É importante que o aluno perceba que a matemática está presente em seu cotidiano e o professor deve lhe mostrar esta proximidade entre o conceito e a prática para que o aprendizado seja significativo e divertido, se afastando da simples tarefa de decorar.
b) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver o sentido e o gosto por aprender tabuada; Apresentar a tabuada de maneira lúdica; Mostrar aos alunos que aprender tabuada pode ser divertido.
c) TÉCNICAS PEDAGÓGICAS/ RECURSOS AUXILIARES: Cartelas de bingo com resultados de multiplicações impressos.
d) ATIVIDADES:
- Distribuir as cartelas de bingo para os alunos;
- O professor deverá ditar operações de tabuadas para que os alunos marquem os resultados nas cartelas.
- Os alunos que completarem primeiro uma coluna, linha ou cartela cheia (a critério do professor) vencem o jogo.
- A avaliação se dará de forma contínua através da observação da participação e envolvimento no jogo.
BIBLIOGRAFIA
BINGO TABUADA. Disponível em . Acesso em: 29 abril. 2014