Aula de SAQUE POR BAIXO
O jogo de voleibol inicia-se através de um saque, dando-se um golpe na bola solta no ar com uma das mãos pelo jogador que, seguindo o rodízio sai da posição 2, para ocupar a posição 1 e que estará atrás da linha de fundo, em qualquer lugar dos 9 metros de comprimento que ela possui, para executar o fundamento tentando passar a bola por cima da rede e atingindo o chão da quadra adversária.
Saque por baixo É um tipo de saque que atualmente só é utilizado por crianças no início da aprendizagem, praticantes com pouca habilidade ou que não tem condições físicas de realizar um saque mais potente. Possui um índice de precisão satisfatório, sendo essa sua principal virtude. Deve ser incentivado o seu uso em treinamento de iniciantes, pois a sua baixa potência permite a continuidade do jogo por mais vezes.
Execução
De frente para a quadra, pé esquerdo à frente, mão esquerda segurando a bola, você deve fazer, com o braço direito, um movimento de trás para frente, golpeando a bola quase simultaneamente à sua liberação pela mão esquerda à frente do corpo. A mão que bate na bola poderá estar espalmada ou fechada. Para os canhotos, valem os mesmos movimentos no sentido inverso.
Erros mais comuns:
Não soltar a bola no momento do saque.
Flexionar o braço que vai golpear a bola.
Lançar a bola com imprecisão para ser sacada.
Não lançar o braço para frente em direção ao seu objetivo.
Colocar o pé do mesmo lado da mão que vai golpear a bola na frente.
Aquecimento:
2X2 – Um aluno de frente pro outro, cada um em uma lateral da quadra de basquete. Lançando a bola por cima da cabeça um para o outro com as duas mãos. Lançando a bola com uma das mãos um para o outro. Lançando a bola com as duas mãos em direção ao chão, corre ate a linha a frente mais próxima executa um agachamento leve e volta de costas. Lançando a bola com uma das mãos para que ela siga rasteira (boliche), braço estendido, pernas em afastamento antero-posterior, com a perna da frente