Aula de frio
FRIO
Prof.º Claudio Norte
AGENTE FÍSICO - FRIO
CONFORME NR-15 - ANEXO 9
As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigorificas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho.
AGENTE FÍSICO - FRIO
CONFORME NR-29 – ITEM 29.3.6 - Locais Frigorificados
29.3.16.1 Nos locais frigorificados é proibido o uso de máquinas e equipamentos movidos a combustão interna.
29.3.16.2 A jornada de trabalho em locais frigorificados deve obedecer a seguinte tabela:
AGENTE FÍSICO - FRIO
AGENTE FÍSICO - FRIO
FRIO:
A exposição ocupacional ao frio pode constituir problema sério implicando em uma série de inconvenientes que afetarão à saúde, o conforto e a eficiência do trabalhador. Trabalhos ao ar livre em climas frio só são encontrados em regiões à grande altitudes, bem como algumas zonas temperadas, no período de inverno.
AGENTE FÍSICO - FRIO
Fora das atividades realizadas ao ar livre, o frio intenso é ainda encontrado em ambientes artificiais, como as câmaras frigoríficas de conservação, que implicam em exposições à temperaturas bastante reduzidas.
Estudos realizados na indústria norte-americana, no início do século XX, evidenciaram que a incidência de lesões por acidentes era menor a uma temperatura de
18ºC que em outras inferiores ou superiores a esta.
O aumento da frequência de acidentes em baixas temperaturas foi atribuído à perda da destreza manual..
AGENTE FÍSICO - FRIO
EFEITOS DO FRIO:
Os efeitos causados no organismo dependem principalmente da temperatura do ar, velocidade do ar e da variação do calor radiante.
Todos esses fatores influem no equilíbrio homeotérmico do corpo, provocando uma sequência de reações no organismo, com consequentes distúrbios.
A baixa temperatura corporal resulta de um balanço