aula de estat stica
DISCIPLINA: Matemática
TURMA:
ESTATÍSTICA
Você sabe quantas pessoas existem na sua casa? Com certeza. Mas em toda a sua família, você sabe? Bem... Quantas pessoas existem na sua rua? E no seu bairro? E na sua cidade? E no seu estado? E no Brasil? E no mundo, afinal? Bem, pode ser que você considere essas preocupações bastante exageradas, mas nem sempre o mundo foi tão populoso.
A Estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. Algumas vezes, o termo Estatística é empregado para designar os próprios dados ou números, por exemplo, estatística de empregos, de acidentes etc.
CONCEITOS BÁSICOS
Toda pesquisa parte da observação de um grupo que pode ser de indivíduos (alunos, comerciantes,...), de objetos (lâmpadas, computadores,...), de animais ( répteis, coelho, ratos,...), enfim, de elementos que possuem pelo menos uma característica comum. Esse grupo é chamado de população estatística ou de população.
Ao observar uma população estatística, tomamos como base o estudo de certas características dos elementos dessa população. Por exemplo: idade, tempo de duração da lâmpada, período de reprodução de acordo com cada espécie.
Essas características são chamadas de variáveis.
A variável pode ser qualitativa ou quantitativa.
Variável qualitativa: Os seus valores não são numéricos. Por exemplo: sexo, esporte, cor, meio de comunicação, etc.
Variável quantitativa: Os seus valores são numéricos. Por exemplo: altura, massa, preço, número de irmãos, etc.
Numa pesquisa, nem sempre é possível estudar todos os elementos de uma população. Nesse caso, podemos estudar uma parte dessa população. A essa parte da população chamamos de amostra.
OBS: Para que as interpretações obtidas a partir de uma