AULA 2 Estat Stica
PRÁTICA 2 – INTRODUÇÃO A ESTATÍTICA NA QUÍMICA ANALÍTICA E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
Disciplina: Laboratório de Analítica Experimental
Professor: Ricardo França
Coronel Fabriciano
Novembro/2013
UNILESTE – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ
Componentes:
Ana Carolina Maria Barbosa Fraga
Brunna Érida Garcia de Oliveira
Vinicius Silva Nunes
Relatório a ser apresentado ao professor Ricardo França como parte avaliativa da disciplina de Química Analítica Experimental do curso de Engenharia Química do Unileste-MG.
Coronel Fabriciano
Novembro/2013
1. INTRODUÇÃO
A estatística tem por objetivo orientar a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados, utilizando os mesmos na tomada de decisões. A química analítica tem por objetivo determinar quais elementos e substâncias estão presentes em uma amostra e também em quais quantidades o que é mais importante hoje em dia. O primeiro método utilizado foi baseado na espectroscopia de absorção atômica de chama onde descobriram os elementos rubídio e césio no século XIX.
Nos experimentos químicos voltados a análises, existem alguns fatores que interferem na busca dos resultados, a amostragem é um processo muito importante visto que uma das maiores fontes de erro vem desta parte do experimento. Para verificar a amostra é necessário identificar a população de onde a amostra vai ser retirada, é importante descobrir o local exato de coleta da amostra para que o resultado seja o mais satisfatório possível, retirar a amostra bruta e reduzi-la a amostra laboratorial é um momento que exige maior concentração para não perder informações que poderiam ser importantes para o uso no laboratório. São muitos os fatores que podem gerar erros consideráveis no experimento, erros aleatórios ou indeterminados que não podem ser totalmente eliminados e nem facilmente