HISTORIA DA ENGENHARIA
Definição de engenharia:
A engenharia e a ciência e a profissão de adquirir e aplicar conhecimentos técnicos, matemáticos e científicos, na criação de coisas uteis a sociedade, de um modo geral, tais como matérias, estruturas, aparelhos e maquinas, que realizam uma determinada função ou objetivo, para facilitar a vida do homem e da sociedade.
Engenharia civil no mundo:
Fundada em paris em 1747 a École Nationale des Ponts et Chaussés, parece ter sido o primeiro estabelecimento de ensino de engenharia em todo o mundo. Foi ela também a primeira escola a ministra um curso de engenharia, que realmente dava um diploma profissional nessa área.
O nome engenheiro civil foi usado possivelmente pela primeira vez pelo engenheiro inglês John Smeaaton. Em 1818 o instituto de engenheiros civis foi criado em Londres, para defender o significado da profissão ainda desprezada nessa época.
Antes dessa época, e claro houve, muita gente que se ocupou e claro de diversas tarefas que hoje são atribuídas aos engenheiros, usa-se como prova as magníficas obras da antiguidade (pirâmides etc...). No entanto mesmo os construtores antigos tendo realizado tais obras, contavam somente com uma base de regras praticas sem nenhuma base teórica. Embora fosse visível em vários casos exata noção de equilíbrio, centro de gravidade etc.
A verdadeira engenharia se assim podemos dizer surgiu somente nos séculos: XV XVII, quando surgiram dois personagens na historia da engenharia: Leonardo da Vinci e Galileu, eles podem ser considerados os pais da engenharia cientifica. Da Vinci, foi o primeiro a tentar usar estática na determinação de força, ou seja, a primeira aplicação matemática a engenharia estrutural. Seus estudos, no entanto nunca foram publicados, e permaneceram ignorados por séculos. Em 1638 Galileu publicou o famoso livro: As duas novas ciências que trata da resistência de vigas e colunas, sendo assim o primeiro livro na área das resistências de materiais.
Daí pra frente,