Aula De Canto
Rua: Joaquim Porto, 1290 – Centro – Torres/RS.
Fone (51) 3626-2688 / 9211-5127/ (48) 8818.3779 elys-cardozo@hotmail.com Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
LOCALIZAÇÃO
As pregas vocais estão posicionadas horizontalmente no interior da laringe, ao lado da traquéia, ambas na região do pescoço A RESPIRAÇÃO
Formadas por músculos e mucosa, as pregas permanecem abertas para a passagem do ar durante a respiração 1ª Parte – Noções Básicas sobre a Produção do
Som
A VOZ
Quando se fala, o ar vindo dos pulmões faz as pregas vibrarem, formando a voz.
Ela se amplifica nas cavidades do pescoço, no nariz e na boca, que formam a caixa de ressonância FORMAÇÃO DE
NÓDULOS
O mau uso da voz provoca atrito entre as pregas e a formação de nódulos
— acúmulo de tecido produzido pelo próprio organismo para defender o local lesado Para que consigamos produzir o som através da nossa voz, recorremos a vários órgãos do nosso corpo que trabalham conjuntamente para viabilizar este processo. São eles: o Aparelho Respiratório, a laringe, as pregas vocais, os ressonadores, (como a cavidade nasal, a cavidade craniana, a cavidade torácica, a cavidade bucal e a faringe), os articuladores (língua, lábios, palato duro (céu da boca), palato mole, dentes e mandíbula.
A produção do som acontece quando o ar ao ser expirado, passa pelas pregas vocais fazendo-as vibrar. Neste momento entram em ação os articuladores cuja função, neste contexto, é levar o som para as cavidades de ressonância.
Como vemos, não cantamos ou falamos "pela garganta" como muitos pensam, e sim com todo o conjunto de órgãos que se interligam são os responsáveis diretos pela transformação do ar inspirado em som. A esse conjunto de órgãos poderemos chamar de "Aparelho Fonador".
VOCÊ SABIA QUE...
* Pregas