ciencias sociais
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
TUTOR A DISTÂNCIA CARLOS PIGNATARI
DEISE DA SILVA PEREIRA – RA7704669481
EVILÁSIO ROCHA DA SILVA – RA 7535593848
GABRIELA VIANA DE MELO – RA 7973702152
SIMONE– RA
SILVIA CRISTINA DE ASSIS LIMA – RA 7983717105
VALDENICE DE ARAUJO – RA 7983724167
GUARULHOS / SP
2013
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP-CENTRO DE
EDUCAÇÃO ÁDISTÂNCIA
Curso de Ciências
Contábeis
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
GUARULHOS-SP
Outubro/2013
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de TEORIA DA ADMINISTRAÇÃOno Curso de CIÊNCIAS CONTABEIS da Universidade/Faculdade Anhanguera, sob a orientação do(a) Prof.(a) Carlos Pignatari
"Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou. Ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu...” (autor desconhecido)
Guarulhos-SP
Outubro /2013
RESUMO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
A história da Administração iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.C. quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Alguns fatos podem ser citados como exemplo para o início da utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais..., tal como no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistemaeconômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.
E, ainda, as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus