Aula de Campo
O presente relatório tem por finalidade uma breve descrição sobre a viagem feita pelos alunos do terceiro bloco do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Estadual do Piauí na disciplina de História Moderna para a cidade de Cocal no estado do Piauí, no dia sete de outubro de dois mil e treze. A viagem tinha como proposito a visita a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que causa muitas discursões em torno de sua datação, sua construção data do sec. XVII no ano de 1616, por tanto sendo considerada a Igreja mais antiga do Brasil.
Cronograma da Viagem
A viagem ocorreu no dia sete de outubro do presente ano, com saída por volta das dez horas da Universidade Estadual do Piauí, campus Parnaíba. A viagem teve duração de cerca de uma hora, tendo como primeira parada a Prefeitura de Cocal, onde os alunos juntamente com a professora e seu monitor se reunirão para uma breve conversa sobre a organização da viagem. Em seguida, já por volta de meio dia, fomos almoçar e nos preparar para conhecer a Igreja de Frecheiras.
Logo depois do almoço continuamos nossa viagem e fomos até a tão famosa Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Ao chegarmos em um determinado local, paramos e continuamos o percurso caminhando, pois não era possível a passagem do ônibus pelo caminho que levava a igreja.
Chegando a Igreja, fomos recebidos por moradores do local que são responsáveis pela mesma e que gentilmente abriram-na, nos permitindo que observássemos e analisássemos o local. No interior da Igreja depois de observarmos e tirarmos algumas fotos iniciou-se algumas discussões em torno da Igreja, sobre a estrutura, datação, discussões políticas, dentre outras.
Em seguida, um dos moradores nos levou para um lugar onde fizemos uma pequena trilha até chegarmos a um olho d’agua, um local belíssimo de aguas cristalinas, um verdadeiro paraíso, onde alguns alunos tiveram a oportunidade de se refrescar com um maravilhoso banho, que nos livrou do calor de Cocal.
Depois de