AULA CELULA E NUCLEO
TEMA/TITULO: A descoberta da célula e do núcleo na História da Ciência Série: 1ª
CONTEÚDOS: Citologia
OBJETIVOS:
Promover o entendimento do processo de construção do conhecimento sobre célula e o núcleo, baseado não somente nas imagens, mas em fatos históricos.
Identificar os principais cientistas que estão relacionados na descoberta da célula e do núcleo.
Com isso, reconhecer o trabalho de Robert Hook e Brown e sua importância ao observar a representação didática do núcleo em figuras.
MODALIDADE: Aula teórico-investigativa na sala de aula.
RECURSOS:
Slides.
Data show.
Quadro, giz e apagador.
LOCAIS: Sala de aula.
TEMPO DE DURAÇÃO: 1h/aula
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE:
a) Problematização Inicial: Nossa se iniciará com a exposição de imagens obtidas em diferentes períodos e com o uso de microscópios que possuem resoluções distintas. Tendo em vista as considerações, perguntamos:
É possível, olhando para o esquema da Figura 4, perceber as diversas pesquisas científicas que contribuíram para a sua elaboração?
Por exemplo, conseguimos reconhecer o trabalho de cientistas (Brown) e sua importância observando a representação didática, apenas?
b) Organização do conhecimento: Discutiremos a identificação do núcleo em plantas (Orchidaceae) realizada por Robert Brown no século XIX, as dúvidas que permeiam essa questão, a reconstrução das observações originais de Brown e o significado da palavra “descoberta” no contexto científico, com o intuito de fornecer ao aluno uma noção do processo e da dinâmica da construção desse conhecimento.
Realizaremos uma reflexão sobre o longo caminho percorrido, desde a obtenção do desenho da Figura 1 até a imagem da Figura 3, fazendo algumas considerações sobre cada uma delas.
A Figura 1A refere-se ao desenho feito por Robert Hooke (1635-1703) de um pedaço de cortiça, examinado ao microscópio. Esta observação foi publicada no livro Micrographia em 1665, que é constituído de um prefácio e sessenta observações. Algumas delas