Aula Bacterias
Bactéria(do grego bakteria = bastão), foram observadas pela primeira vez por Antonie van
Leeuwenhoek(1632-1723), final do século XVI ;
O reino é formado por Bactérias e Arqueas; os os seres mais abundantes do planeta; são unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado no citoplasma); podem viver isoladas ou em colônias;
A unidade de medida desses microorganismos é o micrômetro. ( 1µm = 0,001 mm), isto é, um milímetro dividido em mil partes. Medem entre 0,2 a 1,5 µm. Raras não microscópica.
O Reino Monera na classificação atual encontrase sofrendo alteração e seus integrantes foram divididos entre:
Eubacterias (do grego, eu = verdadeiro).
Archaeobacterias (do grego, Archaeo = antigo),
ENTRETANTO:
* Mais recentemente descobriu-se que as Arquebactérias são mais semelhantes aos Eucarióticos e passaram a ser chamadas apenas de Arqueas. E as Eubactérias, simplesmente Bactérias.
A diferença mais marca entre bactérias e arqueas está na organização e funcionamento dos genes das Arqueas.
As sequências codificadas nos genes e a ação gênica das Arqueas são mais semelhantes às sequências encontradas nos Eucarióticos, isto é, elas são evolutivamente mais relacionadas com os organismos Eucarióticos do que com as bactérias. Provavelmente, no passado, um grupo deu origem às bactérias e o outro, deu origem às Arqueas.
As propostas mais recentes de organizar os seres vivos em categorias taxonômicas sugerem que os grupos de organismos sejam ainda mais separados. Assim, haveria uma categoria acima dos Reinos, os chamados Domínios.
Domínio – reino – filo – classe - ordem...
Os seres seriam separados em 3 grandes domínios: BACTERIA(as próprias),
ARCHAEA(as próprias) E EUKARYA(todos os outros filos que vem depois de Monera).
São encontradas em todos os ecossistemas da Terra, em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar, e bastante no corpo de muitos seres vivos.
Obs: Também em locais adversos, isto é, difícil da