AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA GERAL PRESENÇA DE BACTÉRIAS NO AMBIENTE
MICROBIOLOGIA GERAL
PRESENÇA DE BACTÉRIAS NO AMBIENTE
2014.
Sumário
INTRODUÇÃO 4
PRESENÇA DE BACTÉRIAS NO AMBIENTE 5
CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
O crescimento de micro-organismos em diferentes meios culturas fornece as primeiras informações para sua identificação. Meios de cultura são soluções químicas, preparadas de forma que os micro-organismos encontrem os nutrientes necessários para que possam se desenvolver (reproduzir). Existem inúmeros tipos de micro-organismos, com características próprias, e para satisfazer a necessidade por nutrientes de cada um desses tipos, são necessários meios de cultura distintos. Cada meio tem finalidade própria, e para tal, tem um método adequado de produção, assim como os materiais e componentes utilizados. A função de um meio de cultura não é só fornecer nutrientes, características como pH, pressão osmótica, umidade, temperatura, atmosfera, dentre outras são necessárias para o desenvolvimento dos micro-organismos.
PRESENÇA DE BACTÉRIAS NO AMBIENTE
A inoculação de bactérias pode ser feita de varias formas, o contato direto com o ar, a respiração, a saliva, em contato com a pele, por meio de objetos que possam transmitir, para as placas de Petri ou os meios de cultura, os mais variados tipos de micro-organismos presentes no ambiente do nosso cotidiano. O processo que ocorre interno ao laboratório dependendo do que se quer obter utilizamos ferramentas especificas como o “bico de Bunsen”, que inativas algumas bactérias que se encontram próximas a chama, logo quando inoculamos algumas micro-organismos em ambientes diferentes encontramos diferentes tipos de micróbios devido a condições os quais se localizam.
O bico de Bunsen é um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai