Aula Atividade
A principal dificuldade de se fazer um controle eficiente de perdas em setores é a compatibilização entre os setores. Esta compatibilização é feita através da criação de setores fechados de distribuição. Através desta comparação é possível chegar ao indicador de perdas da região de controle. Este trabalho vai propor, através da utilização da tecnologia de informações, um modelo para se chegar a esta adequação. Dessa forma, é possível chegar ao indicador de perdas setoriais.
Empresa Jmalucelli SA.
No dia 15/04/2015, foi feito um trabalho empresa Construtora JMalucelli S/A, localizada Br 364, distrito de Jaci Paraná na cidade de Porto Velho, RO, cujo ramo de atividade é construção civíl, especificamente na Construção da Usina de Jirau, possui um total de 2000 funcionários.Nesta data foi entrevistado o Sr. Thiago Manfroi, que atua na área de comercial e o mesmo no passou as seguintes informações:
SETOR COMERCIAL Como o contrato da usina de Jirau foi licitação por preço fechado, o setor comercial trabalha através do contrato da obra. Semanalmente é feito o levantamento, medição e o avanço da obra. Através disso são gerados as planilhas e gráficos de avanço financeiro. Também é feito o levantamento dos trabalhos e serviços executados e não previstos no contrato, que são denominados serviços fora do escopro, é em cima desses serviços o maior trabalho do setor, pois precisam relatar tais serviços para gerar as cobranças extras para a empresa não ficar no prejuízo.
SETOR DE MATERIAIS / COMPRAS (ESTOQUE/ALMOXARIFADO)
Todos os materiais utilizados na obra, devem ter ordem de compra dos setores (RM) nela consta todos as informações interna da empresa, para que setor, qual frente de serviço e qual centro de custo. Antes da compra é feito cotação de preços com três empresas, assim que os produtos chegam na obra é feito o levantamento e conferencia dos produtos e assim encaminhados para os setores.
SETOR FINANCEIRO.
Assim que o setor financeiro recebe do setor