aula 9
Da análise na tabela periódica, sabemos que elementos pertencentes à uma mesma coluna tem propriedades semelhantes. É o caso do oxigênio (O) e do enxofre (S). Tiocompostos são obtidos da troca do oxigênio de um composto por enxofre. Os principais tiocompostos são os tioálcoois ou tióis, tioéteres, tiocetonas e tiofenóis.
TIOÁLCOOL (ou TIOL)
Como o próprio nome diz, existe uma semelhança entre o grupo funcional do álcool, a hidroxila (-OH) com o tioálcool. Esse irá ocorrer pela substituição do oxigênio pelo enxofre, formando um grupo -SH (Tiol). A nomenclatura segue a seguinte regra:
A nomenclatura indicada pela IUPAC é a simples substituição do sufixo -olpelo -tiol-, ou seja, o mais adequado na segunda figura seriam os nomes metanotiol e etanodiol.
O etanotiol é o Tioálcool mais utilizado, e sua aplicação maior é dada na síntese de sulfonal (utilizado na produção de medicamentos hipnóticos).
Praticamente todos os Tioalcoóis são muito leves, voláteis e insolúveis em água. Possuem odor característico e são facilmente percebidos, mesmo em pequenas concentrações. São reativos a mercúrio e, por esse motivo, podem também ser chamados de mercaptanos (do latim, mercurim captans, que quer dizer captador de mercúrio).
Devido ao odor exalado, alguns tioalcoóis são adicionados em pequenas quantidades, aos gases comerciais inodoros, como o butano (gás de cozinha), para que os usuários possam identificar vazamentos. Animais como gambás produzem um líquido mal cheiroso que contêm tióis na sua composição (3-metil-1butanotiol e 2-buteno-1-tiol) e utilizam-no como mecanismos de defesa contra predadores. Os odores característicos do chulé, do mau hálito e de alguns queijos também estão relacionados à presença do grupo tiol.
TIOÉTERES
São compostos originados a partir da substituição do oxigênio de um éter pelo enxofre. Possuem regra de nomenclatura semelhante das dos éteres: radical menor + tio + hidrocarboneto maior
Metoximetano → Mettiometano
Existem ainda outras